A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Ela constitui a textualidade, ou seja, faz de uma sucessão de palavras um texto e não um amontoado aleatório de frases.
Eis aqui, algumas dicas para escrever de modo coerente:
1. Não se contradizer: É imprescindível, ao defender um ponto de vista, se manter fiel ao mesmo até o final da argumentação. Ao atacar uma visão anteriormente defendida, o texto perde o nexo e suas ideias poderão ser facilmente refutadas.
2. Evitar redundâncias: A retomada de uma ideia anteriormente apresentada é algo perfeitamente comum na produção de um texto, no entanto o acréscimo de uma nova informação é necessário para que haja progressão. Um texto se amplia pelo apresentar de novas ideias e não pela repetição desnecessária de um mesmo ponto.
3. Não deixar as ideias soltas: Com o avançar da produção textual, ocorre a adição de novas informações e é necessário que seja estabelecida uma conexão lógica com o que já foi escrito para que elas tenham algum sentido.
4. Pesquisar os fatos: É importante estar sempre ciente da veracidade das informações antes de usá-las. Até mesmo um pequeno equívoco pode acabar com toda a credibilidade de um texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário