Dicas sobre a disciplina Leitura e Produção de Textos (LPT) do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, da Universidade de Brasília- DF, UNB.

DESTRAVA LÍNGUA

DESTRAVA LÍNGUA

domingo, 18 de maio de 2014

Seminário 4 - Referências - Dicas

     Passada a fase de euforia de ser um calouro, nós nos deparamos com várias regras que organizam o ambiente acadêmico. Dentre elas, encontram-se as normas da ABNT, que nos auxiliam na elaboração de resumos, artigos, projetos de pesquisa, etc. 
     O seminário 4 trata da elaboração das referências bibliográficas. Estas podem aparecer no final do texto ou em notas de rodapé. Segue abaixo os links para o trabalho e as normas da ABNT mais comuns.
Resumo do seminário;
NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica impressa;
NBR 6023 - Referências;
NBR 6027 - Sumário;
NBR 10520 - Citações em documentos;
NBR 14724 - Trabalhos acadêmicos;
Fórmulas ABNT NBR 6023.

   Alguns sites, especialmente os de publicação de periódicos científicos, disponibilizam a referência completa de seus artigos. A SiELO (Scientific Electronic Library Online) é um ótimo exemplo disso, nela podemos encontrar diversas revistas eletrônicas do Brasil e do mundo.
        Agora, se você estiver utilizando livros, a dica é tirar uma cópia da ficha catalográfica dele, normalmente ela encontra-se na parte de trás da folha de rosto do livro. Teses, dissertações e monografias também possuem essa ficha, o que facilita no momento da elaboração da referência.



 




Resumo - Dicas

Material da aula sobre resumo: Clique aqui
Norma ABNT sobre resumo - NBR 6028

Resumo



           



             Os resumos devem ser apresentados de forma em que ressaltem o objetivo, resultado e as conclusões de determinado documento. A ordem e a extensão dos itens vão depender do tipo de resumo podendo ser informativo ou indicativo.
            O resumo deve ser precedido pela referência do documento. Além disso, deve ser composto de uma sequência de frases concisas, com uso de parágrafo único e não enumeração de tópicos.
            A primeira sentença deve ser significativa apresentando o tema principal a ser tratado. Deve ser usada a voz ativa e a terceira pessoa do singular, as palavras-chave devem encontrar-se logo abaixo do resumo separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
            É recomendado evitar símbolos e contrações de uso não corrente. Fórmulas, equações e diagramas que não sejam absolutamente necessários, quando for imprescindível, defini-los na primeira vez em que aparecem.
           Quanto a sua extensão o resumo deve ter de 150 a 500 palavras para os de trabalhos acadêmicos, de 100 a 250 palavras para os artigos de periódicos, e de 50 a 100 palavras para os destinados à indicação a indicações breves. Resumos críticos não possuem limites de palavras por apresentar características especiais.