Dicas sobre a disciplina Leitura e Produção de Textos (LPT) do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, da Universidade de Brasília- DF, UNB.

DESTRAVA LÍNGUA

DESTRAVA LÍNGUA

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Técnicas de Leitura

     Que muita gente tem seus desvios e viagens durante uma leitura não é novidade. Principalmente quando o texto é tão interessante quanto "Como aprender a digitar mais rápido" e tão teórico quanto "A teoria da relatividade", qualquer palavra pode nos fazer pensar em um milhão de coisas enquanto seguimos a nossa leitura como se nada tivesse acontecido. Porém, levando em consideração que nos deparamos com esse tipo de texto muitas vezes na nossa vida, vou postar aqui algumas dicas para melhorar a sua leitura, técnicas que também poderão ser usadas com livros que você já adora e torná-los ainda mais prazerosos.
     Para um melhor entendimento do que você está lendo é importante ter 3 tipos de conhecimento prévio: o da língua, os gêneros e tipos de texto e o assunto. Se você vai ler um texto em árabe, você pode ter uma barreira linguística, nada que não possa ser resolvido depois de algumas pesquisas sobre as palavras que você não conhece. Se, além disso, você não sabe que existe a poesia e que neste tipo de texto tudo pode acontecer de acordo com a imaginação do autor, você pode encontrar uma dificuldade maior. Mas se além disso tudo você estiver lendo um texto sobre Fenômenos de Transporte e por acaso você não é um engenheiro civil... Boa sorte! Se você já leu uma poesia em árabe sobre fenômenos de transporte me adiciona no Facebook, porque eu quero ser seu amigo.
     Controle suas leituras ascendente (detalhista e lenta) e descendente (rápidas e superficiais) no decorrer da leitura. A maioria dos textos tem informações que podem ser deletadas e informações de extrema importância para a compreensão do texto, então, principalmente, se estiver com pressa, controle bem estes tipos de leitura. Uma boa forma de fazer isso é identificar palavras chaves! Faça uma leitura descendente até achar uma palavra chave, e aí dê uma desacelerada, leia com mais calma e atenção pois as palavras próximas a ela certamente também terão importância.
     Particularmente, em textos nos quais preciso ter uma intimidade maior, para apresentações e seminários na faculdade, por exemplo, uso duas técnicas que classifico como "Best Friends". Tomar notas, geralmente em páginas a parte para poder rabiscar o quanto quiser e anotar tudo o que eu achar importante, é uma delas. Quando o texto exigir demais de você, faça pausas durante a leitura, de 30 em 30 minutos ou de capitulo em capítulo, o importante é que esta pausa não te faça perder o fio da meada, mas que te ajude a relaxar um pouco entre assuntos ou tópicos diferentes.

     Existem diversas formas de melhorar sua leitura. Observar títulos e subtítulos, ilustrações, relacionar fragmentos e parágrafos são alguns exemplos, mas você pode desenvolver suas próprias técnicas e a única forma de fazer isto é lendo muito, então... Mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário